Literatura - Conceito




O que é Literatura?


É um meio de comunicação, como manifestação artística, podendo ser poética, em prosa, retratando o mundo real ou de forma imaginativa, através das artes, músicas, danças, etc...É uma realidade recriada   através do espírito do artista e transmitida de diversas formas, para despertar no leitor, o senso crítico como produto do trabalho humano." É a transposição do ilusório para o real" uma meio de aquisição de conhecimento e humanização  do leitor.                                                                                                              
                                                                                 (conceituado por Simone Lima)


Alguns conceitos:
  • Um dos mais antigos textos sobre o conceito de Literatura é a Poética, de Aristóteles, o filósofo grego afirma que "arte é imitação (mímesis em grego)". E justifica: "o imitar é congênito no homem (e nisso difere dos outros viventes, pois de todos, é ele o mais imitador e, por imitação, apreende as primeiras lições), e os homens se comprazem no imitado". O que ele quer nos dizer é que o imitar faz parte da natureza humana e os homens sentem prazer nisso; em síntese, arte como recriação.

  • A literatura nos permite viver num mundo onde as regras inflexíveis da vida real podem ser quebradas, onde nos libertamos do cárcere do tempo e do espaço, onde podemos cometer excessos sem castigo e desfrutar de uma soberania sem limites .                                                                (Mário Vargas Llosa)
  •  A literatura é como o sorriso da sociedade. Quando a sociedade ela está feliz, o espírito se lhe reflete nas artes e, na arte literária, com ficção e com poesias, as mais graciosas expressões da imaginação. Se há apreensão ou sofrimento, o espírito se concentra grave, preocupado, e então, histórias, ensaios morais e científicos, sociológicos e políticos, são-lhe a preferência imposta pela utilidade imediata.    (Afrânio Peixoto, Panorama da Literatura Brasileira)
  • “A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autônoma, independente do autor e da experiência de realidade de onde proveio. Os fatos que lhe deram às vezes origem perderam a realidade primitiva e adquiriram outra, graças à imaginação do artista. São agora fatos de outra natureza, diferentes dos fatos naturais objetivados pela ciência ou pela história ou pelo social.    (Antônio Cândido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário